sábado, 4 de julho de 2009

O Cálvario dos Serviços Públicos

"Desperado" , Reflexões e outras Questões

4 de Julho de 2009

Bom hoje deu-me para escrever mais um pouco, deve ser por estar só.

Continuando , depois de ter sido despedido, no dia seguinte fui logo ao Centro de Emprego para me inscrever, pois quem ficou na mesma situação que eu foi o que me aconselhou a fazer.

Cheguei ao Centro pelas 9 horas (burrice minha claro, devia ter chegado lá pelas 8 H) para marcar o lugar. (ficam já a saber nestas coisas convém estar à porta no mínimo 1 hora antes do serviço abrir).

mas bom quando cheguei estava o pessoal a entrar e eu lá segui ordeiramente na fila.
Lá entreguei o papel e disseram-me para esperar, o que fiz sentado na sala de espera.

Enquanto esperava, pensava, então fui despedido, fiz um bom trabalho durante o tempo que trabalhei na empresa (reconhecido pelos directores que me despediram) mas mesmo assim sou despedido, então se fizesse um mau trabalho ? o que me teria acontecido.

resposta óbvia , já tinha sido despedido há mais tempo.

Passado aí uma hora chegou uma "funcionária" que falou com o segurança e o mesmo anuncia.

Atenção a todos.

as pessoas que vou chamar devem vir só às 2 horas, pois não vale a pena estarem aqui à espera, porque só vão ser atendidos a partir desta hora.

À medida que o segurança ia chamando os nomes, as pessoas iam saindo.

Estranho , nem uma queixa, nem um lamento, nada, só iam saindo calmamente.
Será que já estão habituadas a isto.
São profissionais do desemprego ?
não têm qualquer problema em voltar novamente.
vivem todas junto ao centro de Emprego?
não acredito , pois alguns estavam concerteza a inscrever-se pela primeira vez.
outros talvez já estejam habituados.
outros talvez conformados.
outros como eu talvez, com raiva lhes apetecesse gritar contra a injustiça, contra a humilhação, contra a falta de transporte, contra o custo do transporte , mas não iam resolver nada, os deputados não estão a ouvir o Ministro também não e mesmo que estivesse o resultado era o mesmo
Então saem calmamente e voltam á hora que o funcionário indicou.

No meu caso para ir ao centro de emprego tenho apanhar ou dois ou três transportes ou então ir de carro próprio.

Sim que para mim ir ao Centro de emprego foi humilhante, isto porque estive 43 anos a trabalhar e em todo este tempo faltei aí uns 15 dias.

É claro que os funcionários não têm culpa, são sempre os mesmos tanto faz aparecerem 20 ou 100 pessoas.

na próxima vou contar o que aconteceu aquando fui atendido

1 comentário:

  1. Tenho estado a ler os seus posts com muita atenção porque, mais ano menos ano, mais mês menos mês, também eu estarei a passar pelo que está a passar agora.
    E sei que o que está a sentir também eu irei sentir, o que está a pensar também eu provavelmente pensarei...
    E não vale a pena dizerem-nos (ou nós tentarmos enganar-nos) que vamos poder fazer o que antes não tinhamos tempo porque isso não é verdade.
    A verdade é que é humilhante sentirmos que demos muito e, no fim, a paga foi um chuto no rabo...
    Bom, mas há que ter pensamento positivo, amigo Vieira!!!
    Todas as coisas têm o seu lado bom, nós é que não o conseguimos ver, por vezes.
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar